Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2007

Aprender a sério




FACTOR GAME
http://illuminations.nctm.org/ActivityDetail.aspx?ID=12

Foi hoje. Alguns alunos treinaram em casa com familiares. Outros de manhã na BE procuravam o jogo para se preparar. A aula, com a turma dividida em dois grupos, foi animada e permitiu muita reflexão, muito cálculo mental, análise de erros, gestão de conflitos, trabalho em equipa e coordenação de esforços. Alguns alunos ensaiavam teorias: oh professora não se podem escolher números terminados em sete. Não, dizem outros, olha o 27! Tem divisores! Outros já se referiam a certos números como primos... não, esse não que é primo e o 1 já está tomado... olha que assim perdemos a vez de jogar.
Numa primeira fase jogámos com 30 números... a seguir pediram para jogar com 49. O processo foi mais lento mas muito interessante. Perceber como ganhar mais pontos ao adversário, perder menos para ele. Argumentação em voz alta. Os elementos da equipa expondo as escolhas possíveis e analisando os possíveis efeitos... comparando, seleccionando, recusando. Pediram e o trabalho continuou pela aula de Estudo Acompanhado... o conhecimento melhorou, a agilidade também. Fundamental este trabalho para "acordar" a mente e prepará-la para mais desafios.
Estão no 5º ano, sei, mas se se pedir pouco, pouco se tem. Já o disse.
É preciso esperar sempre mais, colocar a fasquia mais alto.



.
Depois, estava combinado ceder a alguns alunos parte do tempo da aula de Matemática para apresentarem aos colegas uma actividade realizada no Clube de Informática - As Pirâmides Mágicas http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Diversao/pirmag.htm do site Calculus - O lado divertido da matemática
http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/
.


Assim foi. E foi bem engraçado (tenho uma versão desta actividade no Sabor e Saber:
http://www.saborsaber.com/INDEX/MATEMATICA/desafios/TABELA%20MATEMAGICA.doc )
Colegas cativados...


Pensa num número e diz-me em que pirâmides podes encontrá-lo...



Está nas pirâmides tal e tal...
Ah! Então pensaste no número...



Última aula do período bem recheada.
Depois da Páscoa há mais!

quarta-feira, 21 de março de 2007

A 1ª X

Custou... mas foi!
Chegámos à net.

E agora?