Ao longo das várias aulas, os formandos exploraram componentes estruturais de programação e implementaram uma sequência lógica na resolução dos problemas, com base nos fundamentos associados à lógica da programação, efetuando assim a integração de conteúdos e estimulando a criatividade na criação de produtos (jogos, animações, histórias interativas, etc.).
Para um primeiro contacto com este tipo de linguagem, foi gratificante ver a sua evolução e perspicácia na resolução de alguns exercícios. Como prova disso, aqui ficam os alguns dos seus testemunhos:
“Trabalhar com o scratch tem sido fácil. Às vezes
parece ser complicado, mas nada que com uma boa leitura não resolva. Trabalhar com o scratch tem sido
‘fabulástico’” (Diogo)
“O scratch é muito
mais apelativo, dá-nos entusiasmo, conseguimos aprender e ao mesmo tempo
divertirmo-nos muito” (Sónia)
“O scratch foi uma forma de aprender
programação, simples e eficaz”. (Vítor)
“O Scratch é um programa engraçado e
permite-nos criar programação de forma divertida e simples.” (João Lázaro)
“O Scratch está direcionado para jovens
de tenra idade e está "desenhado" de uma forma divertida e didática,
neste contexto é uma ótima ferramenta para quem está a iniciar linguagem
informática, fundamentalmente a parte lógica ("se",
"então", "ou"), termos estes essenciais para este tipo de
programas”. (Mário)
“A programação
Scratch não é difícil. Esta linguagem de programação possibilita a criação histórias
e jogos”
(João Gago)
“O Scratch é um programa educativo e fácil de utilizar” (Ana Paula)
“Não acho o Scrach
fácil, mas é muito interessante, criativo e divertido”. (Leonor)