Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

ANO (LETIVO) NOVO... NOVOS DOCUMENTOS...

Sejam bem vindos a este espaço que procurarei reativar e manter fresco no presente ano letivo para nos ajudar nas partilhas e facilitar a circulação de informação genérica, que não necessita de ser transformada nas minhas muitas mensagens de correio eletrónico. Entendo a Escola como algo sem muros... e se outras escolas aqui passarem e se sentirem confortadas com alguma informação útil, então a missão de partilha cumpre-se por completo.

Aos novos, votos de que se sintam bem acolhidos pelo departamento e guardem boas memórias da vossa passagem por esta equipa... Aos velhos (vá... repetentes), votos de que continuem a sentir-se bem no ninho que temos vindo a construir desde há alguns anos. A todos o excelente ano de trabalho!

Ora bem, já sabemos, seria difícil começar o ano sem nova legislação (saída em agosto), com pedidos novos que implicam a construção de novos documentos. É o caso da portaria 223 (aconselho a leitura) que poderá vir a implicar "acrescentos" aos critérios de avaliação que já estavam razoavelmente definidos, depois do intenso trabalho em julho com as várias equipas curriculares do departamento. Mas como alguns aspetos das indicações não são claros, vamos pedir esclarecimentos, para não gastarmos tempo a fazer algo que depois terá de ser corrigido. Voltaremos a este assunto.

Quanto às aprendizagens essenciais, começo por vos deixar aqui a ligação para todas as homologadas (Ensino Básico). Elas serão a base do nosso trabalho, completadas, é claro, pelo Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (horizonte de todo o trabalho desenvolvido com os nossos alunos), bem como todos os restantes documentos enquadradores e legislação. É necessário conjugar todos os documentos e informação para a elaboração das planificações.

Saliento aqui algumas ligações relevantes que vos podem ajudar:

Legislação

com especial relevância para:
Apresentação - Decreto – Lei: Currículo Ensino Básico e Secundário
            [Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho]
Apresentação - Decreto – Lei: Inclusão
           [Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho]


Textos/documentos de apoio:

ENSINO BÁSICO

PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS

Documentos Curriculares em vigor: As Aprendizagens Essenciais foram construídas a partir dos documentos curriculares existentes (quadro sínteseensino básico/ensino secundário), que se mantêm em vigor.
Na próxima entrada vamos dedicar-nos às Aprendizagens Essenciais com mais detalhe e, claro, aos critérios de avaliação.

imagem encontrada aqui