Temos procurado reunir semanalmente o grupo 230 numa base voluntária, para
iniciarmos o caminho de análise das metas curriculares e refletir/planificar em conjunto, prevendo-se também a produção de
materiais de apoio. Vai ser um processo longo e lento, dada a forma de organização e conteúdo dos próprios documentos e natureza e
complexidade destas propostas para alunos do 2.º ciclo (os exemplos retirados de vários documentos são para alunos de 5.º ano).
in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
in Programa 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
Em síntese, se por um lado vamos tentar antecipar
metodologias para conteúdos futuros e construir materiais adequados, vai ser nossa intenção, também, alicerçar as
sugestões metodológicas na prática dos professores que estão a lecionar
5.ºs anos neste momento e que lutam mais diretamente com as
dificuldades de implementação. A sua experiência/reflexão/partilha será
fundamental para nos irmos aproximando da melhor forma de abordagem que
defenda os alunos e não destrua a sua auto-estima, motivação e gosto pela disciplina.
in Metas Curriculares 2.º ciclo - MEC
Iremos dando conta do desenvolvimento do trabalho...
Consideramos
fundamental, em momentos a determinar, associar a estes encontros
professores de 1.º e 3.º ciclo para poder refletir numa perspetiva de
articulação vertical. Esta não é uma tarefa que possa ser feita de um
dia para o outro. Estamos a dar o nosso melhor para a levar a bom porto,
mesmo com todas as dificuldades.
O dever profissional impõe a operacionalização... o dever cívico impõe a reflexão e o questionamento.