sexta-feira, 11 de outubro de 2013

... encontros semanais 230 - mat - metas (diário de bordo)

Temos procurado reunir semanalmente o grupo 230 numa base voluntária, para iniciarmos o caminho de análise das metas curriculares e refletir/planificar em conjunto, prevendo-se também a produção de materiais de apoio. Vai ser um processo longo e lento, dada a forma de organização e conteúdo dos próprios documentos e natureza e complexidade destas propostas para alunos do 2.º ciclo (os exemplos retirados de vários documentos são para alunos de 5.º ano).

in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano

Na primeira sessão, chegámos à conclusão que seria impossível usar vários documentos em simultâneo, que teremos de cruzar/alinhar e decidimos distribuir trabalho por todos: elaboração de grelhas preparatórias que colocam a informação dos vários documentos alinhada de modo a facilitar a leitura e compreensão. Esse trabalho está quase concluído (podem ver os documentos diretamente na DRIVE - M5 - Metas... ou descarregar AQUI.  Falta apenas concluir uma parte. É um trabalho moroso porque todos os documentos disponibilizados pelo MEC estão em versões PDF plenas de figuras e equações e difíceis de converter em documentos word...

in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano

Na segunda sessão, ao tentar decidir por onde começar, percebemos que era necessário escolher os domínios e conteúdos que estão a ser lecionados pelos colegas neste momento e que tantos problemas levantam (usaremos a sequência do manual, que não sabemos em que se fundamenta, já que não há qualquer sugestão de percursos no programa e o manual já estava adotado...), para poder apoiá-los nesta caminhada. Todavia, acabámos por escutar sobretudo as experiências em sala de aula dos professores que tentam abordar os novos conteúdos e partilhámos algumas metodologias possíveis que parecem resultar melhor, para depois as integrar nas futuras planificações. Discutimos também processos de organização do trabalho em sala de aula (partilhando diferentes visões entre todos) e processos de avaliação e de aplicação de critérios de avaliação, uma vez que três das colegas são novas na escola (assunto a que voltaremos em próximas sessões). 
 in Programa 2.º ciclo - MEC  - matemática 5.º ano
Em síntese, se por um lado vamos tentar antecipar metodologias para conteúdos futuros e construir materiais adequados, vai ser nossa intenção, também, alicerçar as sugestões metodológicas na prática dos professores que estão a lecionar 5.ºs anos neste momento e que lutam mais diretamente com as dificuldades de implementação. A sua experiência/reflexão/partilha será fundamental para nos irmos aproximando da melhor forma de abordagem que defenda os alunos e não destrua a sua auto-estima, motivação e gosto pela disciplina.

 in Metas Curriculares 2.º ciclo - MEC
Iremos dando conta do desenvolvimento do trabalho...
Consideramos fundamental, em momentos a determinar, associar a estes encontros professores de 1.º e 3.º ciclo para poder refletir numa perspetiva de articulação vertical. Esta não é uma tarefa que possa ser feita de um dia para o outro. Estamos a dar o nosso melhor para a levar a bom porto, mesmo com todas as dificuldades.

Deixamos aqui o testemunho de um grupo de professores do departamento de matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que se junta a tantas outras vozes críticas.
O dever profissional impõe a operacionalização... o dever cívico impõe a reflexão e o questionamento.