Experimentem!
(vocês e os alunos)
AQUI ou clicando na figura...
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
sábado, 12 de outubro de 2013
Khan Academy - Academia Khan (recursos para matemática 1.º, 2.º e 3.º ciclos)
Recursos úteis para o aluno estudar em casa, ou para apoiar o professor na preparação de tópicos. Já foram traduzidos muitos (parceiro SPM) e estão organizados por anos e domínios de conteúdos.
São registos instrucionais e não interativos.
Ver AQUI a página
Ver aqui o canal no YouTube
Exemplo:
São registos instrucionais e não interativos.
Ver AQUI a página
Ver aqui o canal no YouTube
Exemplo:
Colocados na DRIVE do departamento alguns recursos para Ciências...
Tudo muito simples, ainda, mas a ideia é irmos enriquecendo este repositório com os nossos materiais, para que a partilha de todos, a todos beneficie...
Para já deixei:
Um powerpoint para CN5 (interativo)
Uma ficha de trabalho muito simples (microscópio e referência a seres uni e pluricelulares) - pode servir para CN7 ou mesmo 5CN/6CN
Na pasta CN7 já constava a ficha de trabalho O que é ciência e tecnologia (Paula Felisberto)
Coloquei duas fichas informativas para CN7
- Ciência, tecnologia e sociedade
- Etapas de vida na Terra
Para além destes documentos, deixei por lá também a ficha de autoavaliação do aluno/folha de caderneta do professor que utilizo nas minhas turmas e que integram os critérios de avaliação. Qualquer esclarecimento sobre o seu funcionamento... é só perguntar!
Procurem na DRIVE os ficheiros e deixem por lá as vossas partilhas.
Teresa Marques
Para já deixei:
Um powerpoint para CN5 (interativo)
Uma ficha de trabalho muito simples (microscópio e referência a seres uni e pluricelulares) - pode servir para CN7 ou mesmo 5CN/6CN
Na pasta CN7 já constava a ficha de trabalho O que é ciência e tecnologia (Paula Felisberto)
Coloquei duas fichas informativas para CN7
- Ciência, tecnologia e sociedade
- Etapas de vida na Terra
Para além destes documentos, deixei por lá também a ficha de autoavaliação do aluno/folha de caderneta do professor que utilizo nas minhas turmas e que integram os critérios de avaliação. Qualquer esclarecimento sobre o seu funcionamento... é só perguntar!
Procurem na DRIVE os ficheiros e deixem por lá as vossas partilhas.
Teresa Marques
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
... encontros semanais 230 - mat - metas (diário de bordo)
Temos procurado reunir semanalmente o grupo 230 numa base voluntária, para
iniciarmos o caminho de análise das metas curriculares e refletir/planificar em conjunto, prevendo-se também a produção de
materiais de apoio. Vai ser um processo longo e lento, dada a forma de organização e conteúdo dos próprios documentos e natureza e
complexidade destas propostas para alunos do 2.º ciclo (os exemplos retirados de vários documentos são para alunos de 5.º ano).
in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
in Caderno de apoio do 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
in Programa 2.º ciclo - MEC - matemática 5.º ano
Em síntese, se por um lado vamos tentar antecipar
metodologias para conteúdos futuros e construir materiais adequados, vai ser nossa intenção, também, alicerçar as
sugestões metodológicas na prática dos professores que estão a lecionar
5.ºs anos neste momento e que lutam mais diretamente com as
dificuldades de implementação. A sua experiência/reflexão/partilha será
fundamental para nos irmos aproximando da melhor forma de abordagem que
defenda os alunos e não destrua a sua auto-estima, motivação e gosto pela disciplina.
in Metas Curriculares 2.º ciclo - MEC
Iremos dando conta do desenvolvimento do trabalho...
Consideramos
fundamental, em momentos a determinar, associar a estes encontros
professores de 1.º e 3.º ciclo para poder refletir numa perspetiva de
articulação vertical. Esta não é uma tarefa que possa ser feita de um
dia para o outro. Estamos a dar o nosso melhor para a levar a bom porto,
mesmo com todas as dificuldades.
O dever profissional impõe a operacionalização... o dever cívico impõe a reflexão e o questionamento.
sábado, 5 de outubro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)