Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Árvores poéticas - atividade de articulação curricular


No segundo período foi desenvolvida pelo grupo de Ciências Naturais do 2º ciclo, em resposta ao “março: mês da leitura”, uma atividade interdisciplinar com a designação “Árvores Poéticas”. Em colaboração com a Biblioteca e as disciplinas de Português, Inglês e Educação Visual, a atividade partiu da realização de cartazes sobre árvores de Portugal, tendo em vista a comemoração do “Dia da Árvore” a vinte e um de março. Uma vez que, nesse mesmo dia, se comemora o Dia da Poesia, foi feita a ligação com a disciplina de Português, tendo em vista a elaboração de poemas pelos alunos sobre árvores. A disciplina de Educação Visual contribuiu com a realização de trabalhos sobre árvores e a designação em inglês de alguns dos exemplares escolhidos pelos alunos contou com a contribuição da disciplina de Inglês.

Da junção destes trabalhos resultou a realização de uma exposição, patente na Biblioteca, entre nove de março e 10 de abril, de que se apresentam algumas fotografias.

Pretendeu-se o seu enquadramento no mês da leitura e foi prevista a realização de uma palestra sobre Sebastião da Gama e a sua importância na defesa da serra da Arrábida, que se realizou a dez de abril.

Denominada a “A natureza em Sebastião da Gama”, foi dinamizada pelo Professor João Reis Ribeiro e contou com a presença dos alunos do 5º E e 6ºD. Estes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Sebastião da Gama e realizar a leitura de poemas. No final da sessão o agradecimento realizado pelos alunos do 5º E evidenciou o prazer que tiveram na mesma, uma vez que manifestaram a vontade de assistir a uma outra sessão. Endereçando, assim, o desafio para a vinda do convidado novamente. Esperamos que seja possível a concretização deste desejo uma vez que tal possibilitará o melhor conhecimento dos alunos sobre esta personalidade, figura importante na proteção da Arrábida, como é salientado no site da Liga para a Proteção da Natureza, relativamente à história da sua constituição.

Sendo uma atividade relacionada com a disciplina de Ciências Naturais, visou aprofundar o conhecimento da diversidade vegetal nacional e importância da sua proteção, realçando valores locais científicos e culturais.