Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

PDF2DOC - a ferramenta que nos salva...

Um dos recantos na Internet que me fez crescer, e muito, no ensino da matemática (e outras coisas... que tudo o que se está a fazer é um remake de linhas orientadoras que outros países praticam há muito e, também, dos tempos do currículo nacional e do programa de matemática antes do craticismo), foi o do Ontário Canadá (Ministério da Educação) onde, a par dos ditos PDFs, temos versões word facilmente editáveis quando os documentos se destinam ao trabalho dos professores.

Como ainda não consegui esse carinho por parte da nossa tutela, encontrei uma ferramenta muito boa online  (pdf2doc) que preserva a formatação dos documentos e é fácil de utilizar (a não ser quando se colocam extras, como nos documentos do ano passado, que me fizeram gastar tempos infindos a apagar coisinhas aborrecidas espalhadas pelo meio dos textos).

Estou a começar a conversão das aprendizagens essenciais de matemática (felizmente já sem as coisinhas para limpar) e o processo é relativamente rápido. Claro que rápido, mesmo rápido, seria descarregar os documentos em word... em vez de os arquivar como pdf, carregá-los na ferramenta e depois descarregá-los novamente em versão .doc, gastando um tempo desnecessário com tanto que temos para fazer.
Mas pronto... é o que é.