Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Saber Ciência, um site em Português


  Nuno Barradas  (investigador do Laboratório Nuclear de Sacavém) lançou recentemente o site Saber Ciência (baseado no site Understanding Science) que dispõe de recursos de elevada qualidade para apoio do ensino de Ciência a professores e alunos do ensino básico e secundário.











Compatibilização das secções para professores com o sistema de ensino português. As secções para professores do Understanding Science estão feitas de acordo com o sistema de ensino norte americano: o ensino básico abrange 5 anos, seguido por um ciclo de ensino médio do 6º ao 8º ano, e finalmente o secundário do 9º ao 12º ano. Como esta divisão não se adequa ao sistema de ensino português, a equipa do Saber Ciência já está em negociações com a equipa do Understanding Science no sentido de adequar o site à realidade nacional. Eventualmente poderemos também trabalhar com equipas pedagógicas de outros países de língua oficial portuguesa, de modo a fazer o mesmo para os sistemas de ensino respetivos.
O Saber Ciência foi a primeira tradução do Understanding Science a ser terminada! Há mais duas traduções em preparação, uma na Suécia e outra na Polónia. O Understanding Science assinalou este acontecimento incluindo uma nova secção Translations, com ligação em todas as páginas do site original! E o blogue do UCMP de Berkeley também anunciou a nova tradução, que teve a sua primeira ação de divulgação no Ciência na Rua em Estremoz dia 21 de setembro passado!
Saber Ciência no Ciência na Rua em Estremoz, 21 de setembro de 2013.
Saber Ciência no Ciência na Rua em Estremoz, 21 de setembro de 2013.